Estudar anatomia

Muitos estudantes de várias linhas da saúde tem pavor de Anatomia.

Já ouvi estudantes de Biomedicina relatando sua batalha entre aulas teóricas, laboratório e monitoria, ja ouvi colegas médicos dizendo que tiveram que passar madrugadas namorando Sobotta, Dangelo e Fantinni, alunas de Enfermagem que sonharam com rins gigantes que as perseguiam pela cidade. E me perguntei: Por que tanto pavor? Por que esse desespero para algo tão importante?

Ok, vou começar falando que realmente não é fácil. Na minha época, na Universidade tive grande dificuldade em decorar alguns nomes. Então foquei na parte que eu tinha maior dificuldade e tentei tirar proveito do que eu tinha facilidade. Me dediquei com todas as forças a decorar os principais órgãos e suas partes através do estudo da Fisiologia. Se eu soubesse a função conseguiria lembrar melhor seu nome. E particularmente, investi em muita leitura.

Mas, por que nós da Saúde precisamos estudar Anatomia??

Na minha opinião todos deveriam entender um pouco de Anatomia e Fisiologia, isso colabora muito para o entendimento de algumas patologias e seu tratamento. Mas, obrigatoriamente, nós da Saúde temos a obrigação em conhecer o básico dessa ciência. Por que?

Costumo dizer que o Corpo Humano é como uma máquina divina. Composta por vários mecanismos e várias peças importantes, essas peças e mecanismos precisam de combustível e lubrificantes diversos, manutenção constante e cuidados específicos. Todas as engrenagens devem estar funcionando e bem calibradas. Quando uma peça falha, todas as outras apresentam algum defeito, podendo comprometer toda a “máquina” levando até mesmo a Perda Total.

Sendo assim, é muito importante que saibamos sobre os órgãos, suas partes e como devem funcionar. Assim saberemos quando algum sinal ou sintoma indicar algum problema.

Existem muitos pesquisadores que estudam sobre o funcionamento de nosso corpo, desde a funções básicas como ouvir, falar, levantar da cama até mesmo sobre condicionamento físico, funcionamento do coração e fígado por exemplo.

Então vamos tentar entender um pouco de cada: A anatomia é o estudo da estrutura ou morfologia de um organismo. Através dela, aprendemos a estrutura básica de várias partes do corpo e suas inter-relações. A fisiologia é o estudo do funcionamento do corpo. Na fisiologia, estudamos como os sistemas orgânicos, tecidos, células e as moléculas intracelulares do nosso corpo funcionam e como suas funções são integradas para regular nosso ambiente interno e manter o equilíbrio (leia sobre homeostase no Post: O que é Saúde?).

Em outras palavras a Anatomia estuda as estruturas e seus nomes e a Fisiologia o funcionamento desses. Dessa forma, é impossível desvencilhar um do outro. Na verdade uma matéria/ciência depende da outra.

Para um Profissional da área da Saúde ter um bom desempenho é essencial que aprenda, compreenda, entenda e consiga interpretar essas ciências, tornando sua prática profissional cada vez mais eficaz e efetiva. Se você almeja ser um bom profissional e exercer sua função integralmente você precisa conhecer o Corpo Humano e entender como ele funciona. Somente assim passará a entender as patologias, ação dos medicamentos, sinais e sintomas, sequelas, tratamentos entre outras ciências da área da Saúde.

Minha dica: descubra sua dificuldade em Anatomia e dedique-se a melhorar, invista em livros, infográficos, vídeos, desenhos, utilize de todos os meios e ESTUDE, não há receita mágica.

Bons estudos