Dengue

No dia 06 de Setembro de 2015, ao assistir o Programa semanal Fantástico da Rede Globo, ouvi uma história muito comovente sobre uma mulher (Valdenira Faria – diretora de escola), que teve sequelas severas no fígado devido ao vírus da Dengue, segundo a reportagem.

Todo o caso foi explicado e bem ilustrado na reportagem que você pode assistir: http://g1.globo.com/fantastico/edicoes/2015/09/06.html#!v/4448004

Reportagem Fantástico

Porém o que me chamou mais atenção não foi necessariamente, o caso “raro”, nem mesmo o sucesso do “tratamento”, apesar de ter me emocionado muito por vê-la bem, após ter passado tão perto da morte.

O que chamou a atenção é o final da reportagem, a partir dos 3min e 50seg de reportagem, a repórter e a paciente, se referem de forma elogiável a Equipe de Enfermagem. Sinceramente, fiquei muito feliz. É muito importante reconhecer todos os participantes de um processo inteiro de tratamento, muitas e muitas vezes, somente uma parte da Equipe recebe os “méritos”. Cada um, em sua função tem participação em todo e qualquer tratamento.

A Equipe de Saúde é Multiprofissional, significa então que entre Médicos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Atendentes, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Residentes, Fonoaudiólogos, Farmacêuticos entre outros, todos participam de alguma forma do processo, porém uns mais, outros menos. Alguns profissionais têm contato direto com o paciente, outros nem sempre, mas todos são necessários. Cada um estudou, e muito para exercerem suas funções, e nessa reportagem foi interessante verificar que, primeiro: A Equipe de Enfermagem fez seu trabalho, e logo, fez a diferença na vida e no tratamento da paciente. Segundo: a paciente reconheceu isso, citou e a reportagem não ignorou. Ponto positivo.

Agora minha sincera torcida é que todos que precisem dos Serviços de Saúde, possam observar e saber identificar, tanto positivamente, quanto negativamente, quem faz o que e saber agradecer corretamente a cada membro da Equipe de Saúde, e se necessário fazer reclamações aos órgãos reguladores, caso algo errado seja feito, para que as providencias corretas sejam tomadas.

Quando sabemos qual a função de cada Profissional, também saberemos e identificaremos melhor os responsáveis por erros e acertos. Méritos e descréditos.

Em breve traremos um Guia sobre os Profissionais da Equipe de Saúde.

Fique de olho.

Qual profissional você gostaria de conhecer mais?

Como é feito um transplante de fígado?

Sintomas da Dengue

Siga estas dicas e ajude a eliminar o mosquito da dengue