O que é saúde?

Saúde! Uma palavra muito usada e um assunto muito discutido. Porém será que sabemos a definição de Saúde?

É importante entendermos que a definição de qualquer palavra, para então começarmos a falar sobre o assunto! Sem saber do que se trata é impossível desenvolver uma comunicação ou um entendimento concreto e eficiente sobre qualquer coisa.

Vamos pensar então, Saúde é algo essencial? Sim! Porque muitas vezes nem mesmo os Profissionais da área sabem definir o que é Saúde? É necessário atenção e um pouco de senso crítico para discutirmos isso.

Se você pesquisar pouco, vai achar apenas uma definição, a definição da OMS (Organização Mundial da Saúde), que define Saúde como:

“saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.”.

O que seria COMPLETO BEM-ESTAR? Será que isso é possível Mental, Social e Fisicamente?

Porém a definição de saúde, implica em questões sociais e legais, econômicas e psicológicas, e devemos ter zelo ao tentar definir e até mesmo dizer: “Sou saudável”, ou “Tenho boa saúde”.

Infelizmente, em algumas Avaliações de estudantes tive a surpresa e tristeza em ler: “Saúde é estar feliz com seu corpo!”, ou: “Saúde é não sentir dor.” São definições rasas e sem fundamento científico nenhum.

Se procurarmos um pouco mais no Dicionário On Line, podemos ter uma definição mais abrangente e que pode ser mais correta:

  1. “estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital.”
  2. “estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar.”

Creio que começamos a encontrar uma definição mais real e próxima da realidade. Tornando mais fácil o entendimento, e também uma possível avaliação. Porém, a definição da OMS, é mais “fácil” de decorar para os preguiçosos.

Mas ainda para os estudantes/profissionais da Área da saúde, devemos dar um pouco mais de atenção a esse assunto!

Podemos também definir a Saúde utilizando um conceito muito discutido em matérias que abordam o assunto: Homeostase (Homeostase é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo. Homeostasis:  palavra de origem grega, cujo significado já define muito bem o que vem a ser:  homeo- = semelhança; -stasis = ação de pôr em, estabilidade.). A Homeostase por si só, já se volta a definição de saúde. Afinal se saúde é o “estado de equilíbrio dinâmico”, logo a “condição de relativa estabilidade” do nosso organismo é então o Equilíbrio de nossos órgãos, nosso meio interno com o externo, resultando assim, num estado de saúde, bem-estar.

Poderíamos então fechar essa breve matéria, dizendo que Saúde é o Equilíbrio?

Não, na verdade Saúde é um conjunto de ações, atitudes, mudanças, pessoas, profissionais e fatores.

O “completo bem estar físico, mental e social”, já vimos que trata-se de visar uma perfeição inatingível, correndo o risco de acreditarmos ser impossível estar ou ser saudável!

 

Hoje existem, estudos científicos que discutem esse assunto e trazem novas definições e novas perspectivas, ponderando e considerando o meio em que vivemos. Não contente com as definições as quais estudei e me foram impostas, em meio as minhas pesquisas e questionamentos, achei um Artigo denominado: “O conceito de Saúde”, (SEGRE, Marco, O conceito de saúde. Rev. Saúde Pública, 31 (5): 538-42, 1997. DISPONÍVEL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101997000600016 ) que traz uma definição “recente, atual e palpável” da qual gostaria de abrir mão para finalizar essa publicação:

saúde é um estado de razoável harmonia entre o sujeito e a sua própria realidade?”.

Enfermeira Bárbara Pereira Quaresma

Para Ato Saúde – 08.07.2015

FONTES:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sa%C3%BAde

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101997000600016

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAS2oAK/homeostase-qualidade-equilibrio-na-saude

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=sa%FAde

  1. Pingback: Ato Saúde

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>