logo_2Benferm

enfBarbaraQuaresma

Enfermeira Bárbara Pereira Quaresma com a Lâmpada da Enfermagem

Todo início de Semestre, quando inciam-se as aulas do Curso Técnico de Enfermagem onde leciono, os calouros do 1º módulo, sempre chegam ao curso com inúmeras dúvidas, questionamentos e muito confusos quanto ao que realmente É A ENFERMAGEM!

Amo esse momento, todos muito ansiosos e dispostos! E é nesse momento que amo falar sobre a História da Saúde, Medicina e Enfermagem. Nada melhor que conhecer a história para sabermos como chegamos, onde estamos!

Aos poucos colocarei aqui algumas publicações sobre essas Histórias, mas hoje venho falar sobre os Símbolos da Enfermagem.

Símbolo da Enfermagem LamparinaHoje a lâmpada à óleo é o símbolo usado para representar a Enfermagem. A lâmpada aqui no caso trata-se de uma forma de lamparina grega, semelhante aquela do gênio da lâmpada das histórias infantis.
Muitas vezes o símbolo também aparece junto com a imagem de uma cruz vermelha e uma cobra, representando o cuidado, o respeito e o zelo necessários ao indivíduo que se dedica ao ofício da Enfermagem.
É interessante notar, contudo, que o símbolo do Técnico e Auxiliar de Enfermagem trás a lamparina junto à
representação de uma seringa, não aparecendo a cruz e a cobra.
O significado dos desenhos presentes no símbolo da Enfermagem foram determinados em 1999 pelo Conselho
Federal de Enfermagem (COFEN), de acordo com sua resolução a lâmpada significa a luz, o caminho e o ambiente; a cobra teria um significado mais místico sendo relacionada a alquimia e a magia; enquanto que a cobra mais a cruz significa ciência; a técnica seria representada pela seringa; e a cor escolhida para simbolizar a enfermagem seria o verde e a pedra escolhida a esmeralda.
História do Símbolo da Enfermagem
O símbolo da Enfermagem foi estipulado em meados do século XIX e está intimamente ligado a vida e a obra de uma aristocrata inglesa chamada Florence Nightingale (1810-1920).
Florence Nightingale foi a precursora da Enfermagem e passou a vida cuidando de doentes e feridos. Entre 1853 e 1856, durante a Guerra da Criméia, Nightingale trabalhou e se destacou cuidando de feridos de guerra. Ela era enfermeira na base militar de Scutari, na parte Otomana da Turquia, e lá com muita dedicação e paciência, cuidou dos ferimentos dos soldados ao mesmo tempo que lhes ensinava sobre a higiene pessoal e salubridade, ensinava princípios de primeiros socorros e dava dicas de alimentação para garantir a recuperação dos feridos.

Florence Nightingale em suas noites dedicadas àquelas pessoas vítimas da guerra caminhava entre os enfermos segurando uma lamparina que iluminava o seu caminho ao mesmo tempo que anunciava àqueles que ansiavam por cuidados que ela estava se aproximando.
Devido ao seu costume de caminhar a noite segurando a lamparina ela ficou conhecida como a Dama da Lâmpada. E em sua memória achou-se por bem adotar a lâmpada como o símbolo da Enfermagem como uma forma de homenagem e para lembrar seu exemplo de dedicação e preocupação com o bem estar e a cura de
seus pacientes.

Diz a história que os soldados relataram que a dedicação, atenção e amor de Florence eram tão evidentes e admiráveis que o simples fato de a luz de sua lamparina iluminar os enfermos, estes já se sentiam mais acolhidos e é como se suas dores diminuíssem ao sentir que alguém os cuidava com tanta dedicação!

Amo essa história!!!

Por esse motivo na FORMATURA de Enfermagem há a Cerimonia da Lâmpada! Onde um aluno formando passa a Lâmpada acessa para um aluno que esta estudando! Representando a chama da Enfermagem e do Amor em Cuidar, simbolizando que estão passando a chama acessa e os próximos não deixarão essa chama apagar!

 

simbologiatec SÍMBOLO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

simbologiaenfer

SÍMBOLO DO ENFERMEIRO (A)

logo_2Benferm

QUE ESSA CHAMA NUNCA APAGUE!!!

CERIMONIA DA PASSAGEM DA LÂMPADA (COLÉGIO ADÉLIA)

PASSAGEM.LAMPADA.ATO.SAUDE3 PASSAGEM.LAMPADA.ATO.SAUDE2 PASSAGEM.LAMPADA.ATO.SAUDE IMG-20160820-WA0103 PASSAGEM.LAMPADA.ATO.SAUDE4